Número do NIS 2020

O número do NIS é essencial para todo trabalhador. É com ele que o trabalhador pode verificar o seu FGTS, fazer a contribuição ao INSS, ser contratado e demitido por empresas, além de ser usado também para participar de programas sociais do governo federal como o Bolsa Família, dentre outros. Quer saber mais todos os detalhes do que é o Número do NIS 2020, como emitir o NIS, como consultar e muito mais? Então acompanhe o nosso artigo que vamos falar tudo agora mesmo.

Número do NIS 2020

Número do NIS 2020

O que é NIS

O NIS é a sigla para Número de Identificação Social, que é regularizado pelo governo federal para identificar o trabalhador para ele participar e receber todos os benefícios que têm direito referente a programas sociais, direitos trabalhistas e previdenciários.

O NIS está vinculado primeiramente a carteira de trabalho do empregado, sendo a mesma coisa que outras siglas conhecidas, como:

O NIS é a identificação do cidadão para todos os seus benefícios sociais, trabalhistas e previdenciários.

Para emitir o seu número do NIS, basta procurar a superintendência do Ministério do Trabalho e Emprego da sua cidade para a emissão da carteira de trabalho. Com ela você receberá o número do seu NIS. Ele é necessário, além de todos os benefícios que já citamos, para que o empregado possa trabalhar para pessoas físicas e jurídicas.

Como Saber o Número do NIS 2020

O número do NIS 2020 pode ser encontrado em diversos documentos. Listamos aqui alguns deles para você buscar o número do seu NIS:

  • Carteira de Trabalho (na mesma página que se encontra a foto do trabalhador);
  • Cartão Cidadão;
  • Cartão do Bolsa Família.
Como Saber o Número do NIS

Como Saber o Número do NIS

Caso você não encontre o número do NIS nesses documentos que listamos acima, você pode buscar o número através da internet, pelo site Meu INSS ou do Dataprev. Vamos ensinar como consultar nos próximos tópicos.

Consultar Número do NIS

Além dos documentos que citamos no tópico anterior, o trabalhador também pode descobrir e consultar mais informações do seu NIS através da internet. Veja como é fácil fazer o seu cadastro no site e ver o seu número do NIS:

  • Acesse o site Meu INSS https://meu.inss.gov.br/central/#/;
  • Entre na opção “Entrar” e insira seu login e senha caso já tenha cadastro;
  • Caso ainda não tenha cadastro, clique na opção “Crie sua conta” e digite seus dados pessoais;
  • Depois de finalizar o seu cadastro, na aba de suas informações pessoais é possível identificar o número do seu NIS.
Consultar Número do NIS

Consultar Número do NIS

Consultar NIS pelo CPF

Outra opção é consultar o número do NIS 2020 através do site do Dataprev, que é outro sistema importante do INSS. Para isso criamos um passo a passo a seguir para você:

Consultar NIS pelo CPF

Consultar NIS pelo CPF

Uma mensagem em vermelho irá aparecer na parte de cima da página informando que o cidadão já possui cadastro e mostrando também o número do NIS do cidadão.

Consulta NIS pelo Telefone

Se você não conseguiu descobrir o número do seu NIS por nenhuma dessas opções, pode ligar na central de atendimento do INSS no telefone 135.

Consulta NIS em Agências

Além de todas formas citadas acima, também é possível consultar o seu número do NIS 2020 de forma presencial. É simples:

  • Se dirija a uma agência da Previdência Social;
  • Tenha seus documentos pessoais em mãos;
  • Em alguns instantes você terá seu NIS.
Previdência Social

Previdência Social

Para que Serve o Número do NIS 2020?

O NIS possui ligação com a Previdência Social, através do mesmo, é possível que o Governo Federal tenha controle sobre os trabalhadores. Conferindo quais trabalhadores contribuem de forma direta ou indireta ao INSS, seja autônomos ou não.

Com o número do NIS 2020 é possível:

  • Contribuir para o INSS;
  • Sacar o FGTS;
  • Consultar e sacar demais benefícios;
  • Consultar e sacar o Bolsa Família e o Abono Salarial;
  • Solicitar a aposentadoria.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply