Como saber o número do PIS 2020?

É graças ao número do PIS que muitos trabalhadores têm a oportunidade de resolver algumas pendências financeiras, fazer pequenos investimentos, juntar com um dinheiro guardado para a aquisição de algo importante ou então poupar para ser utilizado em momento oportuno. O PIS (Programa de Integração Social) é uma importante ferramenta de integração entre os trabalhadores e as respectivas empresas. E, desde a sua criação em 1970, tem auxiliado milhares de beneficiados em todo o Brasil.

Como saber o número do PIS 2020
Como saber o número do PIS 2020

O PIS também conhecido como 14º salário é mantido pelo Governo Federal e pago pela Caixa Econômica. Vale lembrar que um dos requisitos básicos para se participar do PIS é que o trabalhador exerça suas atividades profissionais somente em empresas e corporações da iniciativa privada, assim como estar devidamente cadastrado no programa pelo período mínimo de 5 anos.

Neste artigo, vou te mostrar como descobrir o número do seu PIS 2020 e o que se pode fazer com ele. Preparado? Então vamos lá!


Como descobrir o número do PIS

O número do PIS pode ser encontrado em vários documentos do trabalhador brasileiro, é importante apenas que este fique atento aos locais onde ele pode ser encontrado:


Como descobrir o Número do PIS na carteira de trabalho

Na Carteira de Trabalho: Se o modelo da sua CTPS é o antigo é só procurar a numeração que é composta por 11 dígitos nas últimas páginas. Já nos modelos atuais é só verificar na parte superior da primeira página o número que aparece no campo “PIS/PASEP”.

Número do PIS na carteira de trabalho
Número do PIS na carteira de trabalho

O número do PIS nada mais é do que o número ou código de seu cadastro no programa que é obtido no momento da inscrição, e o mesmo é único e intransferível. Você pode obter o número do PIS assim que solicitar a emissão da sua carteira de trabalho, cuja numeração vem impressa no próprio documento e geralmente na página em que se encontra a sua foto e nome completo.

O número do seu PIS não sofre alterações (Mesmo que precise emitir uma nova CTPS por qualquer motivo).


Como descobrir o Número do PIS no Cartão Cidadão

No Cartão Cidadão: São os 11 dígitos localizados na parte frontal do cartão abaixo do seu nome completo. Bom, feito estes esclarecimentos podemos dar prosseguimento ao artigo.

Como descobrir o Número do PIS no Cartão Cidadão
Como descobrir o Número do PIS no Cartão Cidadão

Como saber o número do PIS pelo DATAPREV

O DATAPREV é a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social, e que tem como responsabilidade realizar a gestão da base de dados sociais brasileira. E, por meio do seu site é possível encontrar o número do PIS (Programa de Integração Social), do NIT (Número de Identificação do Trabalhador) e do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

  • Para fazer a consulta do seu PIS no site do DATAPREV clique neste link (cnisnet.inss.gov.br).
  • No menu superior, clique em “Inscrição” e depois em “Filiado”.

    Consulta PIS dataprev
    Consulta PIS dataprev
  • No formulário apresentado é só preencher os campos obrigatórios, ou seja, o seu nome completo, nome da sua mãe, o seu CPF, a sua data de nascimento e o texto da imagem apresentado no final da tela.
  • Depois é só clicar em “Continuar” para que o sistema lhe apresente na mesma tela, o número do seu PIS dentro do campo de tonalidade rosada.

    Consulta número do PIS Dataprev 2020
    Consulta número do PIS Dataprev 2020

Com o número do seu PIS em mãos procure anota-lo em lugar seguro e protegido para que em qualquer necessidade possa encontra-lo, assim como também salvar o link que te passei a pouco do DATAPREV nos seus favoritos e grava-lo com alguma informação fácil de lembrar como, por exemplo, “Meu PIS pelo DATAPREV”.


O que posso fazer com o número do PIS?

Muitas pessoas fazem esta pergunta, uma vez que o cadastro é composto por 11 dígitos e não é solicitado em nenhum preenchimento de formulário. Mas nem por isso ele perde a sua utilidade, pois é muito importante para:

  • o recolhimento de contribuições sociais como o FGTS
  • Consultar e sacar o Seguro-desemprego;
  • Para fazer contribuições sociais pelo calendário bolsa família;
  • Consulta e saque do Abono Salarial 2020.

Compreendeu? Aproveite e deixe a sua curtida no botão do facebook.


Como saber o número do PIS

Você só é cadastrado no programa para poder receber o Abono Salarial Caixa quando começa a trabalhar com a carteira assinada. A este ponto é interessante mencionar alguns detalhes importantes, a saber:

O cadastro no PIS é feito somente uma vez (Na primeira oportunidade em que for trabalhar com a carteira assinada o seu empregador realizará o cadastro, o qual é obrigatório para empresas que possuem inscrição no CNPJ). Com ele, você pode consultar o valor e o calendário PIS 2020.

Além destas formas você também pode descobrir o número do seu PIS pela internet. Veja a seguir como é simples e fácil.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *