Certificado de Reservista 2020

O alistamento militar é obrigatório para todos os homens brasileiros quando completam 18 anos. As Forças Armadas são compostas pelo exército, marinha e aeronáutica e o cidadão pode se alistar em qualquer um deles. Quando o jovem é dispensado do serviço militar – quando comparece ao alistamento – ele recebe um Certificado de Reservista, que nada mais é um documento mostrando que o cidadão cumpriu a sua obrigação como cidadão brasileiro, mas foi dispensado do serviço militar por algum motivo. Para saber mais detalhes de como funciona o Certificado de Reservista 2020, acompanhe o nosso artigo agora mesmo.

Certificado de Reservista 2020

Certificado de Reservista 2020

O que é o Certificado de Reservista

Como dissemos anteriormente, todo jovem brasileiro quando completa 18 anos é obrigado a se apresenta em alguma junta militar para passar do processo de alistamento. Caso ele seja convocado, deverá cumprir o tempo mínimo exigido pelas Forças Armadas como um militar.

Caso o jovem seja dispensado do serviço obrigatório ele receberá um Certificado de Reservista comprovando o seu comparecimento à junta militar e a sua dispensa para realização dos serviços militares. A dispensa pode acontecer por:

  • Excesso de contingente;
  • Problemas de saúde;
  • Questões religiosas ou;
  • Outras situações.
O que é o Certificado de Reservista

O que é o Certificado de Reservista

VEJA TAMBÉM:


Certificado de Reservista 2020 Online

Diferente do que muitas pessoas pensam, não é possível verificar ou consultar o Certificado de Reservista 2020 de forma online, nem mesmo tirar uma segunda via pela internet. Caso o cidadão tenha perdido o seu Certificado ou qualquer outra situação semelhante, é preciso ir até a junta militar mais próxima.

Provavelmente o cidadão deverá ter que pagar uma taxa para fazer o seu novo documento, e deverá ter consigo:

  • Uma foto 3×4 atualizada e;
  • Um documento de identidade oficial.

Normalmente esse procedimento acontece de forma rápida e sem burocracias. No entanto, a emissão e envio do documento pode variar de Estado para Estado.


Segunda Via Certificado de Reservista

Como dissemos no tópico anterior, não é possível fazer uma consulta online de informações do Certificado de Reservista 2020, muito menos conseguir uma segunda via do Certificado. Para isso é preciso que o cidadão vá até uma junta militar mais próxima da sua cidade para pedir a emissão de um novo documento.

Este documento é de suma importância para o cidadão, já que é um comprovante de que ele esteve no período de alistamento militar quando completou 18 anos e que foi dispensado de sua obrigação militar.

Para tirar a segunda via, leve consigo:

  • Uma foto atualizada 3×4;
  • Juntamente com um documento oficial com foto, que pode ser um RG, carteira de trabalho, carteira de identificação profissional, carteira de habilitação etc.
Segunda Via Certificado de Reservista

Segunda Via Certificado de Reservista

Uma taxa deverá ser cobrada do cidadão para emissão da segunda via do documento. O tempo em que ele deverá ser entregue vai depender do Estado em que está sendo emitido.


Número do Certificado de Reservista

O número do Certificado de Reservista consta na frente do documento, ao lado da foto do jovem cidadão. No entanto, se você perdeu este documento, teve ele roubado, extraviado ou outro motivo qualquer, é preciso ir até a junta militar da sua cidade para a emissão de um novo documento.

Não é possível fazer uma consulta do número do Certificado de Reservista de forma online.

Número do Certificado de Reservista

Número do Certificado de Reservista


O que acontece se não apresentar o certificado

Caso o jovem não obtenha o seu certificado de reservista corre o risco de não poder realizar algumas atividades, como por exemplo:

  • Receber favor ou prêmio do Governo Municipal, Estadual ou Federal;
  • Assinar algum contrato com Governo Municipal, Estadual ou Federal;
  • Fazer provas ou matrícula em qualquer instituição de ensino;
  • Matricular-se em um concurso público para cargos públicos;
  • Exercer atividade numa empresa que dependa da autorização do Governo Municipal, Estadual ou Federal;
  • Emitir seu passaporte ou também prorrogar sua atividade.

Sendo assim, se você irá exercer alguma dessas atividades, é importante procurar uma Junta Militar o quanto antes para emitir o certificado de reservista 2020. Com esse documento em mãos, o cidadão pode se livrar de problemas futuros.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply