Cadastro PIS 2020

Você já deve ter ouvido alguém falar sobre o Cadastro PIS 2020? O PIS ou Programa de Integração Social nasceu através da Lei Complementar número 7 de 1970, e tem como objetivo integrar o empregado que trabalha no setor privado com o desenvolvimento da empresa a qual se encontra devidamente vinculado através do Cadastro PIS.

Cadastro PIS 2020
Cadastro PIS 2020

PIS 2020

Desta forma, todos os anos o Governo Federal por meio da Caixa Econômica realiza o pagamento do chamado Abono Salarial Caixa, que pode chegar até um salário mínimo vigente, uma vez que cada trabalhador recebe o valor do PIS proporcional ao tempo de serviço comprovadamente realizado durante o período de apuração.

Para isso, é importante que os trabalhadores da iniciativa privada estejam cadastrados no Programa para que possam assim ter o direito a receber o PIS, cujo dinheiro tem ajudado milhares de beneficiários em todo o Brasil.

E, já que você chegou até este artigo, terá a oportunidade de conhecer as regras deste importante programa do Governo. A seguir te mostrarei o que é preciso fazer para se cadastrar no PIS.


Como Fazer Cadastro PIS 2020

Algumas pessoas acreditam que é só trabalhar em uma empresa privada que automaticamente já fazem parte do PIS, mas isso não é verdade. É necessário que o trabalhador esteja cadastrado e atenda as exigências do programa para poder receber o Abono Salarial 2020.


Como se cadastrar no PIS 2020

Antes de qualquer coisa, é importante dizer que o cadastro é feito em uma única etapa e o mesmo é realizado pelo empregador, porém o trabalhador também pode fazê-lo, mesmo sendo mais comum a ação realizada pelo primeiro.

Caso prefira realizar sozinho o seu cadastro no Programa deverá fazer o seguinte: dirija-se até uma agência da Caixa com os seus documentos pessoais, inclusive, o RG, CPF e um comprovante de residência.

Quando chegar a agencia você deverá procurar o serviço de “atendimento pessoal” e solicitar o seu cadastramento no PIS. O funcionário do banco lhe entregará o NIT que é o “Número de Identificação do Trabalhador”, o qual equivale ao PIS e que estará impresso na sua Carteira de Trabalho.


Cadastro PIS pela internet

Além do cadastro presencial é possível realizar o mesmo procedimento através da internet – o que gera maior praticidade e economia de tempo já que não precisará ter que sair de casa – o qual é bem simples, fácil e rápido de fazer.

Sendo assim, acesse o site do Dataprev (https://cnisnet.inss.gov.br/cnisinternet/faces/pages/perfil.xhtml), e ao ser redirecionado você deve clicar no menu “Inscrição” e em seguida “Filiado”. Preencha corretamente todos os campos do formulário disponibilizado, principalmente aqueles que aparecem com asterisco vermelho (obrigatórios).

Observe que, logo no começo do formulário, há uma importante informação que se refere ao caso dos segurados que são de origem indígena, os quais devem realizar o seu cadastro de outra forma, ou seja, através da FUNAI que é a “Fundação Nacional do Índio” e que, portanto, tem como tarefa auxiliar os índios em diversas situações.

Se você já fez o seu cadastro no PIS, confira as datas do Calendário PIS 2020 e descubra quando sacar o seu abono salarial.


Cadastro PIS Autônomo

Muitas pessoas não sabem, mas é possível fazer o cadastro no PIS sendo um trabalhador autônomo, cujos contribuintes que fazem parte desta categoria especial são aqueles conhecidos como:

  • Individuais;
  • Facultativos;
  • Empregados domésticos;
  • Segurados especiais.

Semelhante ao cadastro presencial, você deve se dirigir até uma agência da Caixa Econômica Federal para ser cadastrado no Regime Geral de Previdência Social e assim receberá o seu NIT. Para não perder tempo, não se esqueça de levar os seus documentos, principalmente:

  • Carteira de Identidade;
  • Carteira de Trabalho;
  • CPF.

Como sacar o PIS 2020

O PIS 2020 é pago uma vez ao ano e em parcela única através da Caixa Econômica Federal. Se você tiver alguma conta aberta na instituição, o depósito do seu benefício é creditado diretamente, ou seja, basta conferir o seu extrato para checar o valor.

Agora, se você não possui uma conta bancária na Caixa precisará comparecer a:

  • Agência da Caixa Econômica Federal;
  • Casas lotéricas;
  • Pontos de saque Caixa Aqui
  • Rede de autoatendimento (caixa eletrônico) da Caixa Econômica Federal.

Para sacar o PIS 2020, é necessário estar munido de:

  • Seu Cartão Cidadão
  • Documento pessoal de identificação com foto

✅ Se não tiver o cartão cidadão, o trabalhador deverá realizar o saque em uma agência da Caixa com a Carteira de Trabalho e documento de identidade com foto.

Lembre-se que para a liberação do saque é necessário digitar a sua senha cadastrada no programa para receber o beneficio. Boa sorte!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *